segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Alfaces são amigas, não comida!

Ai, ai, vestibular... Me atrasou mais de uma semana com a postagem.
Antes de tudo, obrigada pelos comentários, adoro! Opinião sincera é o que há ;D
Enfim, vamos para o assunto dessa semana.

Eu, como todas as pessoas, dando voz ao meu lado fútil, estava vagando pelas comunidades do Orkut, quando me deparei com algo que definitivamente alimenta essa tal futilidade: barraco.
O tema? Vegetarianismo.

Devo admitir que eu me deleito com esse tipo de discussão, e tenho um ponto de vista bastante definido sobre o assunto. Mas o que eu quero não é discorrer sobre o que é mais correto, comer vaquinhas ou pratos de salada, e sim questionar os argumentos desses dois grupos.

A discussão se deu em uma comunidade cujo tema é maltrato aos animais e o tópico foi iniciado por um rapaz que perguntava sobre os animais sacrificados na alimentação e foi rapidamente questionado por outro que perguntava sobre àqueles sacrificados no processo da produção de vegetais.

Encontrei comentários inteligentes, mas a grande maioria era respondida por pessoas que não os lia, que usavam apenas sempre o mesmo grandioso argumento: "eu como carne/planta há 25.462 anos e sou feliz assim". Fora as críticas e ofensas infundadas, os ataques ao modo de vida de cada um.

Aos que defendem os animais e não abre mão de uma boa picanha, eu pergunto: Você sabe a origem dessa carne? Você sabe como ocorre o processo de sacrifício desses animais? Não podemos simplesmente fechar os olhos e fingir que todos os centros de abate são devidamente orientados, que o gado é bem tratado e que a morte é rápida. Apesar de existirem centros que seguem toda essa descrição, obviamente não é isso que ocorre em todos os lugares.

Aos vegetarianos que vêem sua opção como a única certa e divina: "Vacas são amigas e não comida" realmente não é um argumento, e vocês devem saber disso, certo? Você não pode negar a morte de animais no processo de produção de vegetais (como já foi citado). Você não tem o menor escrúpulo para dizer que parar de comer carne é a opção mais sadia, pois você não está colaborando para a chacina de centenas de animais.
Por acaso você já parou um segundo para observar que a sua casa está posicionada no antigo habitat de um animal? Que nem todas as suas roupas e sapatos são de tecido sintético? Que o seu luxuoso carro libera gás carbônico e que isso também afeta as vaquinhas? Pois é, amigo, sua opção não é tão certa e divina assim.

E, o mais importante, independente de seu filé ou de sua alface, as pessoas a sua volta não tem absolutamente nada a ver com isso, portanto, não tentem convencê-las. Quer falar sobre o assunto, quer discutir o tema? Certo! Mas sem ladainhas de "somos mais evoluídos".

Apenas uma última observação sobre uma das várias coisas que li, ao pesquisar esse tema...
Eu não comeria meu cachorro, assim como um indiano não comeria sua vaca, mas isso não quer dizer que não são comíveis, sabe?

4 comentários:

  1. Opa! Comíveis! Que beleza!
    Primeiramente, paraar de comer carne não é a opção mais saudável! Siga aí uma dieta com atenção de um profissional (de preferência, daqui a 5 anos, quando eu estiver formada)
    Sério... só conheço UMA pessoa que considera todos os argumentos que vc colocou aí, em relação a nossa casa estar sobre o habitat natural. De resto, todos levam o papo da vaquinha amiga e do 'vc comeria seu cachorro'.
    Gostei do texto, acho que levanta um perfil típico das discussões sobre vegetarianismo.

    ResponderExcluir
  2. Há os que comem, e o que os não comem, antes pensemos em como dar comida aos que não tem, e depois em como vamos escolhê-las ou separá-las de acordo com nossos gostos. É tudo uma questão de ponto de vista, mostre a um "carnívoro" uma criança que passa fome, ele não reclamará em oferecer uma alface a ela, e se for um vegetariano, não reclamará em oferecer a deliciosa picanha, mas a criança ficará feliz se receber qualquer coisa, contanto que mate-lhe a fome. A vaca ou o cachorro não fariam diferença se olharmos por esse ponto de vista, mas na nossa maravilhosa cultura, nunca comeríamos nosso "melhor" amigo. Sei que não costumo defender as pobrezas da sociedade que sofre, mas às vezes não custa olhar pelos dois lados.
    Gostei muito do texto.

    Victor Arruda.

    ResponderExcluir
  3. HUAShuASUH
    Desculpe, mas fico engraçado!!

    É vegetarianos LOSERS...

    Todos ferramos o ambiente, e não fomos criados pra comer só vegetal(dado científico)
    se você prefere não comer animaizinhos indefesos problema seu! não venha encher o saco de quem come carne

    Thiago \,,/

    ResponderExcluir