segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Suicídio Indiscreto


Um dia desses, eis que eu estava alegremente sentada em minha carteirinha universitária nada incomoda, aguardando meu querido vizinho de acento, quando ele não chegou.
E passou-se uma longa e muitíssimo interessante aula de 50 minutos, para só então ele mostrar sua ilustre presença.
Quando perguntei o motivo de seu atraso ele me respondeu: "Alguém se suicidou na Barra Funda, estava tudo parado".

E aqui começa minha discussão.
90% da população, em algum momento de sua doce e confortável vida, já pensou que seria muito mais prático jogar tudo pelos ares, mandar tudo para [insira um palavrão de sua preferência] e destruir a própria existência. Fato.

E quem somos nós para julgar?
Quem somos nós para dizer quais motivos são bons ou não para alguém se matar?
(Quem somos nós para criticar a dor alheia?)

Mas eu preciso fazer esse comentário.
Custa cortar os pulsos trancado dentro do próprio banheiro ao invés de atrapalhar a vida de um milhão de pessoas?

Claro, quem não quer morrer com muito glamour e purpurina?
Toda a rede televisiva falando semanas a fio sobre a sua morte espetacular.
Mas, pra que isso?

Outro fato que me indignou foi o de um homem, um pai, que entrou na casa da ex-mulher, jogou o filho do telhado e depois pulou.
Se você quer morrer, qual a necessidade de destruir a vida de outras pessoas no processo?

Enfim, talvez tenha parecido meio exagerado e fortemente emotivo, mas não consegui trabalhar esse assunto de uma forma mais sutil...
Obrigada por acompanharem!

6 comentários:

  1. Verdade u.u
    aconteceu comigo , 10h da noite a sé parou ><. Realmente , faça sozinho one não vá atrapalhar né.
    Já o caso do Pai ai eles estava com depressão >_<" não justifica claro mas pessoas em depressão são incontrolaveis

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar falando do suicidio é muito dificil.
    Primeiro queria parabenizar a Marcella, pois o texto ficou muito bom.
    Agora a questao do suicidio eu tenho uma opinião meio ultrapassada sobre isso, não acho que você tenho o direito de escolher se deve arrancar sua vida...se esta vivo é por algum motivo, não para acabar com a vida dos outros (:

    ResponderExcluir
  3. De certo modo a vida é sua, você decide o que faz, mas não deixa de ser uma decisão covarde, todos temos problemas.Mas viver é ter a coragem de levantar a cabeça estufar o peito e resolver os problemas com a determinação de vencer nessa vida.

    No bem no começo todos fomos mizeros espermatozóides entre milhões, o fato de nascer ja é uma das maiores conquistas, você vence para no fim optar por se matar? Não é justo com as outras milhões de pessoas que poderiam ter vindo ao mundo no seu lugar. Viver pode ser muito agradável quando se percebe que ser feliz por estar vivo é bom, ainda mais quando temos pessoas queridas nesse mundo que nos apoiam.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente, não existe suicídio discreto. Se alguém cortar os pulsos em uma banheira tem maior probabilidade de aparecer na televisão do que se atirando de um prédio, a imprensa fica na porta das delegacias esperando casos como estes, isto é fato, a dor alheia da audiência as pessoas não se desvinculam da televisão quando é noticiado um fato trágico deste nível... ai vai uma crítica: talvez isso incentive alguém que quer chamar a atenção, portanto, é deprimente o que a imprensa brasileira faz... bom esta é minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. "Quanto tempo você tem? Quanto tempo você tem?Será que você sabe quanto dura a vida? Isso não dá pra dizer... NINGUÉM SABERÁ! Quanto tempo você tem? Quanto tempo você tem? Tem que aproveitar o dom pra fazer o bem...".
    Podia limitar meu comentário à essa letra de música, mas não conseguirei me conter.
    Agora, minha humilde opinião: não consigo entender como uma mesma pessoa pode ter feito dois posts tão contraditórios. No do Paq/Afe, você destilou preocupação com a falta de atenção do mundo com mortes, nesse você só pede "suicídios menos glamurosos". Morte é morte, sempre triste. Engraçado como a gente foca no ponto errado. "E daí que o cara se matou? O f*da é ele atrapalhar meu dia!". O pior é que, depois de soltar uma dessas, ainda soltam umas como "a imprensa brasileira é sanguinária e blá blá blá". Grande moral, parabéns.
    P.S.: Tenho que aprender a calar a boca.
    P.S'.: Você escreve muito bem, até quando eu não concordo suiahsuahsuahs.
    P.S''.: Eu não resisto.
    ;**

    ResponderExcluir
  6. Não se sabe quanto tempo você tem, a menos que se mate.
    Ninguém discorda que a morte é triste... mas é egoísmo da parte de muitos achar que as 5 milhões de pessoas que andam no metrô todos os dias tem que lamentar sua morte.

    Falta atitude e coragem nas pessoas hoje em dia. Eu to longe de ter essas qualidades, mas continuo aqui, tentando

    ResponderExcluir