domingo, 15 de novembro de 2009

Paquistão x Afeganistão

Mais de dez pessoas morreram ontem no Paquistão, e a notícia ganha um pequeno espaço no cantinho inferior esquerdo do site da Uol - Porque uma receita de bolo de pêra é realmente muito mais interessante.

Nascidos de guerras, invasões e conflitos, os dois países estão em constante choque. Em um mês e 27 dias (17/08/09 - 14/11/09) foram contabilizadas 230 notícias - e milhares de mortos - sobre os conflitos entre Afeganistão e Paquistão no site da Folha.

Talvez a notícia não tivesse importância de âmbito mundial - Afinal, quem se importa se morrem dez hoje, vinte amanhã, cem depois...?

Não é simplesmente uma questão de localização da reportagem. Nós, brasileiros, somos muito desinteressados com o que acontece a nossa volta. As pessoas estão morrendo e nós queremos saber quem vai vencer o Brasileirão.
Quais são as prioridades, afinal?

Com a globalização os pequenos detalhes causam mudanças mundiais, não podemos nos dar ao luxo de ignorar o que acontece. Precisamos nos manter informados.

Ontem, um carro bomba explode no Paquistão, hoje os Estados Unidos podem fazer outra interferência e em algumas semanas podemos estar, novamente, na iminência de uma Terceira Grande Guerra.

E, enquanto tudo isso acontece lá fora, nós desfrutamos um delicioso bolo de pêra.




Veja a reportagem

Saiba mais sobre o Paquistão

Saiba mais sobre o Afeganistão

E, aos interessados, o tal bolo de pêra

7 comentários:

  1. Nossa oque é realmente ridiculo...
    é que isso esta acontecendo praticamente diariamente ):

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é incrível como a indústria cultural ainda manipula os meios de comunicação e as massas, não que as pessoas não queiram saber... mas há falta de informação, tudo gira em torno de algo maior (que só se presta a circulação de capital), quanto a dita "globalização" para mim é só mais um recurso do capitalismo comercial selvagem e com certeza é muito mais importante para as pessoas assistirem a novela das oito do que debater um tema político... as pessoas não saem mais as ruas para manifestar e exigir seus direitos... a internet pode ter sido um veículo que comunicação que revolucionou, mais de que adianta ela só prende mais as pessoas é claro que apresenta muito mais os pontos de vista do que a televisão mas o que as pessoas pensam ao ver uma notícia trágica "coitados!" e só isso, não se faz mais nada, todos se mantem inertes.

    ResponderExcluir
  4. E para quem entrou aqui pelo bolo de pêra... gente recomendo para o natal!!! já peguei a minha receita

    ResponderExcluir
  5. humm.. bolo de pêra
    hahahahaua

    sério, agora. isso acontece sempre, como disse o Thiago. já viu que a coincidência das nossas eleições presidenciais serem no mesmo ano da Copa?
    parece mentira, né!

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar,Parabéns pelo post,está incrivel!
    E em segundo,realmente,é ridículo não nos interessarmos por assuntos sérios como esse,que podem afetar a tudo e todos,em vez disso preferimos nos preocupar com coisas como jogos de futebol.Precisamos abrir os olhos e nos revoltarmos a esta maldita política do "pão e circo" e nos empenharmos no que realmente importa!

    ResponderExcluir
  7. Pior que é verdade. Nós brasileiros, se importamos mais nas belas mulheres que vemos nas propagandas das cervejas (ooooh lá lá!), o resultado do brasileirão e etc.
    As vezes, deviamos ter a consciência de que nós não somos os únicos que vivemos nesse enorme mundo, e que existem milhares pessoas por aí a fora passando fome, vivendo no meio de conflitos, em que a qualquer momento pode ser uma vitima!
    Essa consciência está fora do normal, mas não podemos generalizar, ou seja, poucas pessoas sabem e tentam compreender e pelo menos ficar preocupados no nosso mundo fora do brasil.

    É isso!
    Ótima matéria Mah.

    ResponderExcluir